Escurecer página
Eleições americanas 2020
Acompanhe conosco as atualizações das eleições americanas nesta notícia atualizada ao longo do dia.

Por Caio Ponce de Leon Ribeiro Freire em 03 nov. 2020 - atualizado em 04 nov. 2020

237 visualizações

Eleições americanas

Hoje (03/11) os eleitores americanos vão às urnas para escolher o novo ocupante da Casa Branca pelos próximos quatro anos. Dado seu status de maior potência mundial, as eleições americanas tornam-se não só manchete dos jornais do país, mas do mundo. No Brasil, em especial, onde o presidente Jair Bolsonaro (muitas vezes retratado internacionalmente como "Trump dos Trópicos") fala de uma "amizade especial" com o atual presidente americano, o resultado das eleições nos EUA podem alterar nossa política externa (e talvez interna). Estes são os motivos pelos quais o DPolitik acompanha as atualizações desse dia eleitoral nos Estados Unidos e deixa você a par de tudo! Acompanhe também o nosso painel da apuração clicando aqui.

Esta notícia será atualizada ao longo do dia para você!


Atualizações:

04/11/2020 às 08h06

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, em um discurso na madrugada do dia 04 de novembro, declarou que havia fraude nas eleições, afirmou que teve vitória nesta noite e que, para evitar que a fraude continue, entrará na justiça para parar a contagem de votos. "É uma grande fraude e nós queremos que a lei seja usada corretamente, então vamos para a Suprema Corte e queremos que as contagens parem".

03/11/2020 às 19h40

Um dia de eleição que prometia ser conturbado com "fiscais" de voto convocados por Donald Trump em debates, decorreu sem notícia de confrontos ou ilícitos. O jornal The Gardian divulgou que, o líder de um grupo de 42 mil voluntários que monitoram as eleições declarou que até o momento "não houve problemas maiores ou sistêmicos ou tentativas de obstrução de voto" no país.

03/11/2020 às 19h00

Joe Biden declarou que não faria previsões sobre esta noite. "Se houver algo para falar hoje à noite, eu falarei sobre - se não, eu vou esperar até que os votos sejam contados", declarou o presidenciável. O candidato manteve esse tom durante suas falas ao longo deste dia de eleição.

Trump, em um discurso na sede de sua campanha, falou com convicção que terá uma grande vitória e, ao ser questionado sobre o eventual discurso de perda, afirmou que não havia escrito nenhum ainda e "perder é difícil, pelo menos para mim é".

03/11/2020 às 15h00

O filho de Donald Trump, Donald Trump Jr. publica um mapa no Twitter afirmando que o mundo votaria em massa no republicano (na cor vermelha). Trump Jr. publicou "Okay, finalmente consegui fazer minha predição do mapa eleitoral". Estranha o fato do Irã e da Coreia do Norte figurarem entre os países nos quais haveria uma forte votação a favor de Donald Trump. Já China, México e Índia estariam a favor do rival Joe Biden.

03/11/2020 às 15h00

Em Nova Hampshire, duas cidades de menos de 100 habitantes já finalizaram a eleição e deram liderança para Donald Trump (republicanos) com 16 votos a 10 para Joe Biden (democratas). O estado é considerado um "estado pêndulo" - que a cada eleição seleciona um partido diferente. No colégio eleitoral, Nova Hampshire representa apenas 4 delegados, mas esses quase 30 votos não indicam quem levará esses votos no final.

03/11/2020 às 13h18

Trump fala na FOX News que declarará vitória "apenas quando houver uma vitória. Você sabe, não há motivos para fazer jogos". Anteriormente, havia sido noticiada a intenção do presidente Donald Trump de declarar uma vitória prematura na noite desta terça-feira (mesmo que os resultados ainda não tivessem sido liberados).

03/11/2020 às 13h05

O presidente Bolsonaro se manifesta em relação às eleições americanas e afirma que "É inegável que as eleições norte-americanas despertam interesses globais, em especial , por influir na geopolítica e na projeção de poder mundiais". O presidente brasileiro, comumente associado a Trump na imprensa internacional, deu diversos sinais ao longo de 2019 em favor do atual presidente americano, Donald Trump.

Mais em: eleições americanas, atualizações